Um dos maiores desafios dos atuais empreendedores, fazer uma eficaz gestão financeira

Um dos maiores desafios dos atuais empreendedores, fazer uma eficaz gestão financeira

gestão financeira

23 fev Um dos maiores desafios dos atuais empreendedores, fazer uma eficaz gestão financeira

Quando um empresário começa um novo negócio, é muito comum que ele foque muito mais no desenvolvimento de seus produtos e serviços e na sua estratégia de vendas, dando pouca ou nenhuma atenção a sua gestão financeira, que é algo que faz toda a diferença no desenvolvimento do negócio.

É muito comum que a gestão financeira da empresa, principalmente aquelas que são de menor porte, se limitem apenas a contratar um contador, que fique responsável por cuidar, principalmente, do recolhimento dos tributos.

Só que as finanças do seu empreendimento, não se baseiam apenas nisso, e sem que você tenha em mãos outras informações que são essenciais, fica praticamente impossível que consiga fazer um planejamento eficaz para o sucesso da sua organização.

Fazer uma gestão financeira eficaz do seu negócio é muito importante para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Por isso hoje nós vamos falar sobre um dos maiores desafios dos atuais empreendedores, em fazer uma gestão financeira eficaz!

A importância das informações financeiras atualizadas

Não existe mistério algum, ter informações e dados é algo extremamente importante quando se trata da administração do dinheiro de uma empresa.

Uma gestão financeira eficaz prevê uma melhor margem de lucratividade, fazendo com que os gastos fiquem equilibrados e ainda avaliando o saldo atual, não só de contas a pagar, como também a receber.

É mais ou menos assim, se você conseguir ter um controle financeiro de qualidade, terá a capacidade de ver como está o seu capital no passado e o que está acontecendo agora com ele, no presente. Dessa maneira, fica mais fácil identificar falhas e possíveis despesas desnecessárias. Sem contar que assim, é possível fazer um remanejamento de aplicações buscando alternativas mais lucrativas.

Possibilidades

Quando você tiver em suas mãos informações financeiras que sejam relevantes, torna-se possível descobrir, por exemplo, o que é que pode estar prejudicando os seus investimentos, como um dinheiro que sai do capital de giro para realizar compra de materiais que acabaram ficando parados no estoque, fazendo com que esse investimento seja apenas mais um gasto.

Tendo um controle financeiro de qualidade, você ainda consegue avaliar o desempenho de vendas que uma determinada área tem, podendo oferecer, depois de um tempo, um aumento a esses colaboradores.

Como é possível perceber, a gestão financeira feita de maneira eficaz te guiará por meio de fatores que são indispensáveis para o seu planejamento, como:

  • Empréstimos;
  • Fluxo de caixa;
  • Investimentos,
  • Implantação de metas.

Tenha um controle de todo o dinheiro que entra e sai da empresa

Um problema muito frequente quando se trata de gestão financeira, é que, com o passar do tempo, o empreendedor acaba perdendo um pouco da sua percepção de como está de fato a situação das suas finanças, pensando que ela é uma quando, na realidade, é outra, especialmente nesses momentos de crise pelo qual estamos passando.

Fazer um controle de entrada, classificando de forma adequada as saídas de dinheiro e o quanto a empresa está faturando é uma coisa que faz toda a diferença.

Atenção à organização e gestão orçamentária

A organização tem que apresentar um orçamento anual. Nesse plano, devem ser inclusos os objetivos financeiros, planos de metas e também a remuneração baseada nessas metas, assim como deve ser feito um estudo das possíveis melhoras de ação no mercado e estratégia de preço.

Uma boa dica é você escolher algum sistema de gestão financeira. Isso permite mapear a origem, o destino e até a movimentação de absolutamente todo o seu capital empresarial.

Outra coisa muito importante: você tem que ficar o mais longe possível de planilhas físicas, porque elas nem sempre conseguem transmitir uma visão transparente do seu orçamento, além de conter alguns erros quando preparadas ou programadas de maneira errada.

Por todas as razões citadas nesse artigo, é muito importante que você tenha uma gestão financeira eficaz.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco!

Nenhum Comentário

Postar um comentário