Quer abrir uma empresa de importação de produtos? Veja as vantagens!

Quer abrir uma empresa de importação de produtos? Veja as vantagens!

abrir uma empresa

21 out Quer abrir uma empresa de importação de produtos? Veja as vantagens!

O mundo do empreendedorismo está cada vez mais forte! Apesar da crise econômica latente, a saída mais viável que os profissionais têm encontrado para conseguir sobreviver e continuarem ativos no mercado, é associado ao fato de ser tornarem empresários!

Nesse sentido, muitos têm feito a escolha pelo nicho de importação de produtos.

A importação é um caminho interessante para a empresa que deseja manter uma boa competitividade no mercado, só que é preciso entender também como funciona esse tipo de operação, os custos reais e os cuidados que é preciso ter! Com certeza nesse sentido um contador especializado em importação poderá lhe ajudar.

Importante receber o apoio deste profissional, pois será preciso identificar o tipo de tributação é destinada para o tipo de produto que você deseja importar, assim evitará surpresas desagradáveis quando os objetos comprados chegarem ao solo nacional. Alguns pontos que você precisa conhecer a respeito de importação de produtos tem a ver com:

  • IPI – (Imposto sobre Produtos Industrializados) – calculado conforme a Tabela do IPI.
  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, alíquota variável segundo as alíquotas vigentes no Estado em que o desembaraço aduaneiro é procedido.
  • COFINS – Importação (Lei 10.865/2004) – alíquota geral de 7,6%, existindo alíquotas específicas para determinados produtos
  • ISSImposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – alíquota de 5% sobre a importação de serviços provenientes do exterior do País, especificados na Lei Complementar 116/2003.
  • IOF – Imposto sobre Operações de Câmbio – devido sobre a compra de moeda estrangeira, na liquidação da operação de câmbio para pagamento da importação de serviços, devido à alíquota de 0,38%.

FONTE: Portal Tributário

Depois de compreender quais impostos incidem sobre a importação de produtos ou serviços, para que não tenha problemas fiscais, chega o momento de conhecer as vantagens de se trabalhar com importação de produtos!

Se atendo as vantagens desse mercado…

A vantagem mais importante desse mercado tem a ver com sua empresa poder se destacar frente aos concorrentes diretos, pois através das importações, o seu negócio tem condições de alcançar o mercado de forma dinâmica, obtendo melhores resultados e fornecendo melhores recursos para os consumidores e público-alvo.

Isso quer dizer que você trabalhará seguindo sempre nas linhas de frente, com preços mais atrativos, com tecnologia de ponta, com fornecedores competitivos, e possuindo um grande diferencial, promovendo assim a condição necessária para alcançar o êxito empresarial.

Preços atrativos

Apesar de haver uma constante mudança do valor da moeda cambial, ainda assim, os produtos importados têm custos reduzidos e mais atrativos que se fossem comprados no Brasil.

Os produtos de tecnologias são um exemplo, mesmo com os encargos tributários pode ser bastante vantajoso importar nos diversos mercados existentes, e além, pois importando, a sua empresa pode ter produtos de maior qualidade, feitos com uma tecnologia de ponta.

Tecnologia de ponta

E se falando em tecnologia de ponta, os mercados internacionais de fato oferecem exatamente isso. Os países de primeiro mundo já são muito mais avançados nesse sentido, portanto, se trata de uma grande vantagem poder prestar serviços correlacionados a esses produtos, quando o próprio País (Brasil) ainda não consegue produzir produtos com esse engajamento.  O resultado disso é o fortalecimento da sua empresa e negócio.

Fornecedores competitivos que facilitam as transações

O mercado internacional é muito vibrante e competitivo, por isso é possível conseguir fornecedores mais flexíveis, com preços diferenciados e com a máxima qualidade, agregando valor substancial aos negócios.

Para ter sucesso com a importação de produtos…

É preciso que a importação de produtos seja feita com responsabilidade e principalmente, planejamento.  Sendo assim, o apoio de uma assessoria contábil especializada em contabilidade para importadores é fundamental, para que o importador tenha o melhor direcionamento possível em vários aspectos do negócio, seja na contratação de fornecedores e/ou na nacionalização da carga, escapando dessa maneira do peso tributário ou das constantes oscilações da moeda estrangeira. Planejamento Tributário nas importações é fundamental para o lucro do empreendimento!

As soluções financeiras, tributárias, de logísticas e documentais são fundamentais para as empresas de importação de produtos! Fale com um contador sobre isso!

Se deseja saber mais a respeito ou fazer algum comentário sobre importação de produtos, este espaço abaixo está reservado pra você. Iremos interagir com você com toda certeza, pois o seu sucesso como importador é a nossa missão!

Até muito breve!

 

Nenhum Comentário

Postar um comentário