Qual a importância de se estar associado à ANFAC?

Qual a importância de se estar associado à ANFAC?

ANFAC

02 dez Qual a importância de se estar associado à ANFAC?

As Pequenas e Médias Empresas (PME) desempenham um significativo papel de escala na economia nacional. Isso porque elas são as mais importantes fontes de emprego, de produção e de contribuição tributária.

O rescaldo da crise econômica no Brasil tem sido muito adverso para as Pequenas e Médias Empresas, e as mesmas não têm os recursos para amortecer o impacto da crise financeira. Por isso, muitas têm optado por buscar recursos de terceiros para alavancar os negócios.

Por isso, devido às altas taxas de juros impostas pelas instituições bancárias, muitas empresas vêm no setor de fomento comercial, uma melhor condição adequada a seu segmento através da injeção rápida de dinheiro no fluxo de caixa adquirido pela venda de seus direitos creditórios.

Com isso, as empresas de Factoring – Fomento Comercial vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário econômico empresarial, conquistando clientes e também auxiliando na economia ao país. No entanto esse segmento, ainda em adaptação no país, traz algumas dúvidas como, por exemplo, a importância de se associar à ANFAC para pequenas empresas prestadoras de serviços de factoring.

Mas afinal, o que é a ANFAC?

Fundada em 1982 com intuito de disseminar a atividade comercial de fomento mercantil, a ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial), é uma entidade civil e sem fins lucrativos.

Ela reúne as empresas de fomento atuantes no mercado com a compra de créditos mercantis e venda de serviços para as indústrias e também varejo.

Importância da associação com a ANFAC

Ao se associar à ANFAC, as empresas de fomento terão toda assessoria necessária para seu desenvolvimento e adequação para o bom andamento dos serviços de fomento mercantil.

Dentre muitos os benefícios, alguns deles são extremamente importantes para a estruturação da empresa no ramo e minimização dos impactos causados por quaisquer erros além de minimização dos riscos empresariais através da gestão eficiente dos seus processos pautados em procedimentos padrões da ANFAC.

Organização do negócio

Nenhum negócio cresce sem ter eficiência em todos os seus processos, principalmente quando o ramo de atividade da empresa é movimentação financeira. Sendo assim, a organização se torna imprescindível no caso das empresas de factoring.

O acesso a diversos tipos e modelos de documentos necessários no dia a dia como, por exemplo:

  • Contratos de fomentos,
  • Quadro sinótico de tributos,
  • Plano de contas,
  • Nota fiscal de serviços e etc.

Baseado nas informações e orientações e disponibilização feitas pela ANFAC para desenvolvimento das atividades as empresas associadas conseguem melhor se organizar e trazendo assim eficiência ao seu negócio.

Representação Judicial e Extrajudicial às empresas de fomento

Além da organização e orientação das atividades dessas empresas, a ANFAC também atua como representantes das empresas associadas judicial e extrajudicialmente, prestando assessoria necessária nestes casos.

Atuação como Corte de Arbitragem

A ANFAC atua ainda como Corte de Arbitragem entre as empresas associadas em casos de controvérsias, zelando pelo cumprimento das normas éticas baseadas nas regulamentações das empresas de factoring.

Através de perícias, emissão de parecer em matéria da área de competência da instituição, a ANFAC ainda subsidia os Poderes do Estado e autoridades competentes no assunto pertinente às operações comerciais de Factoring – Fomento Mercantil.

Indicador de negócios

Outro ponto importante trazido pela ANFAC aos associados é a divulgação do indicador de cálculo publicado diariamente, que traz referências para os negócios de fomento no país.

O Fator de Compra, como é chamado o indicador, auxilia nas negociações realizadas entre empresas de fomento mercantil e seus clientes.

Empresas que visam crescimento buscam auxílio profissional competente

Deste modo, a ANFAC vem contribuindo para o crescimento das empresas de fomento mercantil.

Com auxílio específico e imediato nas principais rotinas do segmento, contar com empresas especializadas traz maior segurança nos negócios.

Para o seu negócio crescer nunca deixe de buscar eficiência na gestão e administração da rotina do mesmo.

Assim como a contabilidade tem papel importante na administração financeira do seu negócio, a empresas especializadas no ramo de atuação das empresas, como é  o caso da ANFAC, tende a trazer maior eficiência na gestão dos processos e menores riscos empresariais.

Nenhum Comentário

Postar um comentário