Preço ou Qualidade: Qual a melhor prática | Direcional Contábil

Preço ou Qualidade: Qual a melhor prática?

direcional

02 set Preço ou Qualidade: Qual a melhor prática?

Você sabe o que os seus potenciais clientes realmente querem? Qual estratégia é a mais eficaz para o seu tipo de negócio: Preço ou Qualidade? Já parou para pensar sobre isso?

 

Você pensa em apenas vender, ou pensa também na satisfação dos seus clientes?

Se você está pensando em “ambos”, você esta caminhando na direção correta. Porém, seria o melhor dos mundos se tivéssemos como alinhar preço justo e qualidade na mesma estratégia comercial não é mesmo?

A preferência do Consumidor – Preço e Qualidade

Pesquisas recentes revelam que, quando o assunto é Preço ou Qualidade, o item qualidade dos produtos supera e muito na preferência do consumidor.

Um dos dados mais relevantes da pesquisa revela que, os compradores estão procurando a combinação perfeita entre preço e qualidade, e apesar de preço ainda ser um fator muito relevante a ser considerado em tempos de crise, o consumidor não dispensa a qualidade e um bom atendimento.

Apenas preço baixos, não são suficientes

Uma grande lição para empresários e empreendedores é que, focar apenas em preços baixos não é suficiente para satisfazer seus clientes, mesmo em uma economia em dificuldades, como é a do Brasil hoje.

Preços, por si só, podem levar uma empresa à falência.  Por isso, ao definir preços o empresário deve pensar nos diferentes fatores que integram a estratégia da empresa junto ao seu nicho de atuação.

Lembre-se o consumidor prefere a combinação perfeita preço e qualidade para se tornarem leais a uma marca.

Manter o equilíbrio entre preço e qualidade é a solução

Manter o equilíbrio entre preço e qualidade, respeitando a decisão estratégica do “por que” da prática de tais preços, tem sido sempre um desafio para os empresários de qualquer ramo de atuação, seja de produtos ou de serviços. Isso ocorre porque um dos fatores que mais influenciam a mente do consumidor no momento da decisão de compra é o preço, e isto incomoda demais os estrategistas de marketing de qualquer marca ou empresa. Porém, é a melhor estratégia a ser praticada para que uma empresa ou marca seja um sucesso.

O preço, a princípio, tem uma forte influência psicológica na mente do consumidor, e pode manipular a tomada de decisão do cliente no momento da compra.  Se sua marca pratica um preço muito alto, o cliente vai pensar que a qualidade de seu produto ou serviço deve ser alta demais. Isto pode ser um problema, porque gera uma expectativa alta no cliente, que vincula a qualidade ao valor monetário que pagou. Logo, por estar “pagando” mais dinheiro, ele está esperando mais valor (qualidade). Então, se sua prática é a do preço mais alto, se prepare para entregar um produto de altíssima qualidade, pois as cobranças serão infinitamente maiores.  Neste caso aliar preço e qualidade é essencial.

O inverso também é real, isto é, se o seu produto é de alta qualidade e você está praticando um preço muito baixo, o cliente pode não ver o valor (qualidade) em seu produto. Ele pode pensar que está pagando menos, devido à baixa qualidade do produto, e sua marca perde credibilidade.

Se você quiser equilibrar preço e qualidade, você precisa decidir que tipo de clientes alvo você quer. Ao mesmo tempo, é preciso considerar a concorrência também. Consumidores definem o valor de determinado produto com base na concorrência de mercado, isto é, o que seus concorrentes diretos estão oferecendo aos seus clientes, influencia demais em sua decisão de compra.

Conclusão

O preço é um fator importante, principalmente em tempos de crise, mas, em longo prazo, é a qualidade que vai garantir consumidores leais a sua marca. Preço e Qualidade sempre!

Em sua estratégia, é importante que você defina que seus preços sejam competitivos. Uma oferta especial, como uma Black Friday, por exemplo, pode ser um grande atrativo sazonal para gerar mais visibilidade à sua marca. Porém, a maioria dos clientes não está indo às compras para comparar preços todas as vezes que resolvem consumir algo. Tenha certeza que a maioria esmagadora de seus consumidores está à procura de uma marca de confiança, que além de confiável lhe proporcione uma experiência de compra agradável e inesquecível.

Você não conseguirá seduzir seus clientes apenas com um ótimo preço, pois se o seu diferencial for apenas este, você corre o risco de eles comprarem do seu concorrente na outra semana. Então, foque no equilíbrio preço e qualidade dos seus produtos e tenha diferenciais competitivos que marquem a mente de seus consumidores. Se você estabelecer a confiança do seu publico alvo em seu produto, você vai ganhar sua lealdade.

A relação entre preço e qualidade é um grande desafio para as empresas e seus gestores, porém, quando há o aprendizado e se estabelece o equilíbrio entre preço e qualidade, a estratégia tem um valor inestimável para o desempenho de vendas de sua empresa e o posicionamento da sua marca.

Um forte abraço e até a próxima!

Nenhum Comentário

Postar um comentário