Muito além de troca de cheques, uma atividade que envolve a negociação de quaisquer títulos de crédito!

Muito além de troca de cheques, uma atividade que envolve a negociação de quaisquer títulos de crédito!

contrato de fomento

12 jan Muito além de troca de cheques, uma atividade que envolve a negociação de quaisquer títulos de crédito!

O factoring ou também conhecida como faturização tem sido um fenômeno mercantil. E se dá quando o contrato no qual uma organização financeira ou ainda com um empreendimento especializado em faturização, adquire determinados créditos faturados por uma indústria ou comerciante, prestando assim serviço de movimentação creditória, assumindo os riscos de insolvência do comprador ou comerciante, sem haver direito de regresso contra o faturizado – ou seja, o cedente.

A prática geralmente é usada para obtenção de créditos a curto período de tempo, no entanto, não podem ser excluídos os períodos de médio e longo prazo.

O factoring, muito requisitado por pequenas e médias empresas, vem facilitando a vida dos empreendedores, bem como sendo um elemento estratégico para o fomento mercantil e mercadológico.

Cheques pré-datados

Nesse sentido, a utilização de cheques pré-datados é utilizada como título de crédito a prazo, já que a duplicata traz alguns inconvenientes em grande parte do comércio. Desse modo a facilitação de mercadorias, sustenta as pequenas e médias empresas.

Títulos

Quando trabalhado com esses títulos, o empreendedor pode desfrutar do benefício de poder transferir esses recursos à empresa de factoring, onde algumas situações serão gerenciadas, como:

  • Controle dos vencimentos dos títulos.
  • Acompanhamento da flutuação das taxas de juros.
  • Adoção de medidas assecuratórias do direito creditício.
  • Contrato com inadimplência.
  • E também cobrança judicial.

Todos esses, seja na hipótese de venda de prestação de serviços, como de produtos.

Taxas do factoring

O valor de referência para a compra de crédito de organizações de factoring – segundo análise da Anfac – Associação Nacional de Fomento Comercial, gira em torno de 3,93% ao mês. Já as taxas cobradas pelos serviços ofertados, variam entre 0,5 até 3% do crédito total que a instituição que recebe assessoria irá conceder ao comprador.

O factoring permite maior desenvolvimento empreendedor, isso porque:

  1. A empresa x, vende seu bem, serviço a prazo ou crédito. Disso gera-se um valor correspondente.
  2. Logo depois existe uma negociação entre essa empresa e o factoring.
  3. Estando de posse desse crédito, a empresa de factoring, transmite a informação do sacado sobre o fato e diante a forma de cobrança – seja com relação ao banco ou carteira.
  4. Ao se findar o prazo negociado, a instituição sacada deverá pagar o valor do crédito a empresa de factoring, dessa forma encerrando a operação.

Por que o factoring é tão vantajoso?

No mercado nacional – o factoring tem sido mais atuante na modalidade convencional. Embora outras modalidades possam ser executadas – dando maior apoio às empresas, com os seguintes trabalhos:

  • Factoring convencional Correlata a compra de direitos creditórios das empresas que são fomentadas, por meio de um contrato de fomento.
  • Factoring maturity – é um trabalho onde a factoring desenvolve a atuação de administrar as contas a receber da empresa fomentada, assim eliminando aquelas preocupações com as cobranças.
  • Factoring trustee – a factoring muito além das compras de títulos e da cobrança, pode também prestar assessoria financeira e administrativa para as empresas que são fomentadas.
  • Factoring de exportação a operacionalização e liquidação do negócio se baseia na exportação que é intermediada por duas empresas de factoring – de acordo com cada País envolvido.
  • Factoring de matéria-prima – atua intermediando as negociações entre a empresa fomentada e seus fornecedores. Então a factoring compra os produtos à vista e a empresa paga a factoring mediante o faturamento proveniente da transformação dessa mesma matéria-prima.

Portanto, o factoring é muito mais do que se possa imaginar superficialmente. Isso porque através da cessão dos créditos, as organizações podem pedir a antecipação de fundos, e dessa forma, é possível obter uma fonte complementar de financiamento.

O factoring é mais do que apenas trocas de cheques, porque ao ceder os créditos, todas as empresas se beneficiam, seja com um serviço de cobrança, seja com um serviço de gestão ou mesmo com os títulos de créditos!

Precisa de assessoria em sua empresa de factoring? Fale conosco e ficaremos felizes em ajudar!

Até a Próxima!

Nenhum Comentário

Postar um comentário