A importância dos Sistemas de Gestão para Transportadoras

A importância dos Sistemas de Gestão para Transportadoras

gestão de uma transportadora

22 jun A importância dos Sistemas de Gestão para Transportadoras

A gestão de uma transportadora exige a aplicação de alguns softwares específicos, permitindo a otimização dos serviços de coleta, armazenagem e entrega. Neste artigo vamos apresentar alguns sistemas de gestão  para transportadoras, que são essenciais para uma gestão eficiente. Vamos nessa?

          1-Sistema de gestão para transportadoras

A gestão para transportadoras necessita de um sistema de administração de fretes, controles de roteiro de entregas, controle de desempenho de motoristas e veículos, rastreamento de veículos e de mercadorias, permitindo os seguintes controles:

  • Planejamento e programação de fretes;
  • Controle de expedição de cargas;
  • Comunicação de ocorrências no transporte;
  • Controle das negociações;
  • Emissão do romaneio de carga;
  • Rastreabilidade das informações.

O sistema de gestão para transportadoras deve manter o controle e monitoramento dos fretes contratados, ajudando nas operações de fretes previstos e realizados; na conferência automática para verificar possíveis divergências entre valores negociados e cobrados.

Um bom sistema de gestão para transportadoras permite a troca eletrônica de informações, agilizando os processos operacionais e reduzindo possíveis erros, mantendo o controle e monitoramento das ocorrências de transporte, inclusive de roubos, avarias, devoluções e outras durante o trajeto e dando o apoio às operações, como pagamento de diárias.

O sistema de gestão para transportadoras deve trazer solução para melhorar as atividades operacionais e administrativas, trazendo redução de custos e melhor atendimento aos clientes.

No sistema de gestão para transportadoras devem estar incluídas ferramentas de monitoramento de entregas, melhorando a produtividade e a confiabilidade, permitindo visualizar embarques e entregas, oferecendo informações através de códigos de barras dos documentos fiscais e confirmando a entrega através de GPS.

          2-Sistema de roteirização de cargas

Os sistemas de gestão para transportadoras mais aplicados são os de roteirização, ajudando no planejamento da operação de transporte e de distribuição de cargas, fazendo cálculos de quilometragem e auxiliando na elaboração de roteiros.

Um bom sistema de roteirização para a gestão de transportadoras permite a definição exata de rotas, programação de veículos através de volume de entrega se de rotas percorridas e determinação da frota a ser utilizada.

Através do roteirizador é possível fazer o planejamento dos locais de entrega, considerando condições de viagem e localização geográfica, prevendo o consumo de combustíveis.

          3-Sistema de gestão de frotas online

O sistema de gestão para transportadoras pode ainda aplicar toda a rotina de administração de frotas de forma automatizada através de um sistema online. O sistema online permite controlar manutenções, escalas de condutores, consumo de combustível, rotas e regras de gerenciamento.

No sistema de gestão para transportadoras online consegue-se mais qualidade e agilidade no fluxo de informações, reduzindo a quantidade de papéis necessários e oferecendo maior maleabilidade à frota. Através do sistema é possível fazer escalas, providenciar relatórios e agilizar a utilização da frota, além de outras soluções adicionais:

  • Agendamento automático de coleta e entregas;
  • Controle do tempo de parada em clientes;
  • Gestão de contratos logísticos;
  • Rastreamento e monitoramento da frota.

          4-Sistemas de controle de armazenagem

A gestão para transportadoras exige também o controle de armazenagem, administrando cargas que devem ser armazenadas durante o período entre a coleta e a entrega. O sistema de gestão de armazenagens otimiza a disposição das mercadorias no armazém, baseado em informações em tempo real sobre o uso de áreas no armazém, permitindo controlar o que está sendo guardado e tornando o local de armazenagem automatizado.

Aplicar um sistema de armazenagem na gestão de transportadoras permite à empresa depender menos de pessoal, já que o sistema detém o controle de todas as informações da operação.

          5-Aplicativos de check list

A gestão para transportadoras pode se tornar ainda mais eficiente com um aplicativo de check list para facilitar essa tarefa diária e obrigatória para todos os motoristas.

Um aplicativo de check list permite criar modelos de formulários para os mais diferentes tipos de auditoria, possibilitando responder às questões através do próprio celular, inclusive anexando fotos de itens que estão sendo verificados. O sistema, além disso, permite sua integração com o sistema de gestão das transportadoras, reunindo todas as informações essenciais para o bom desempenho das atividades.

E você, já tem um bom software de gestão em sua transportadora? E como anda a contabilidade da transportadora? Está tudo em dia com a sua gestão financeira?

Há mais de duas décadas, a Direcional Contábil, empresa de contabilidade na República – SP, presta serviços nas áreas Fiscal, Trabalhista, Tributária, Departamento Pessoal e de Contabilidade  para  Transportadoras.

Se quiser conversar conosco a respeito de abertura, encerramento, planejamento tributário, redução de impostos, saúde financeira e outros assuntos referente à longevidade corporativa  de sua transportadora, entre em contato! Teremos um imenso prazer em atendê-lo e firmarmos uma parceria corporativa de muito sucesso!

Até breve!

Nenhum Comentário

Postar um comentário