Gestão Contábil para sua empresa | Direcional Contabilidade

GESTÃO CONTÁBIL: Toda Pequena e Média empresa precisa adotar esta prática!

textos

08 ago GESTÃO CONTÁBIL: Toda Pequena e Média empresa precisa adotar esta prática!

Você é um empreendedor brilhante! Mantém sua empresa nos trilhos, faz pesquisas de mercado, planos de marketing, pensa em inovação o tempo todo, está sempre atento a concorrência e procura fazer uma gestão financeira adequada para manter sua empresa com “saúde” ante aos diversos desafios propostos pelo mundo corporativo. Sensacional! Porém, você é confrontado e levado a tomar inúmeras e importantes decisões todos os dias para garantir o sucesso do seu empreendimento. É ai que você precisa estar atento e adotar uma das medidas mais importantes para o futuro do seu negócio: A GESTÃO CONTÁBIL!

Por lei, toda empresa, independente do porte é obrigada a manter determinadas informações financeiras, no entanto somente as informações legais não ajudam na hora da tomada de decisões importantes. Garantir que o saldo bancário esteja sempre positivo e apenas esperar o final do exercício contábil sem uma previsão antecipada dos resultados financeiros de sua empresa, pode ser uma estratégia ameaçadora, quiçá “suicida” para o futuro do seu negócio.

Sendo assim, queremos falar com você hoje sobre a Importância da Gestão Contábil para a sua empresa e os seus benefícios à curto prazo.

O que é a Gestão Contábil?

GESTÃO CONTÁBIL é o processo de elaboração e de gerenciamento de relatórios e contas que irão fornecer informações financeiras precisas e oportunas, fundamentais para que os gestores de uma empresa as analisem no dia-a-dia do negócio e tomem decisões de curto prazo.

Ao contrário de contabilidade financeira, que produz relatórios anuais principalmente para as partes externas interessadas, a GESTÃO CONTÁBIL gera relatórios mensais ou semanais para os gestores financeiros internos de uma organização e também para o conselho diretivo executivo. Estes relatórios mostram geralmente a quantidade de ativos disponíveis em caixa, a receita de vendas gerada e provisionada, a quantidade de pedidos ou contratos garantidos, situação do contas a pagar e do contas a receber, dívidas pendentes, matéria-prima e inventário , e também podem incluir gráficos de tendências, análise de variações financeiras  e outras estatísticas. Por isso, uma Gestão Contábil eficiente facilita a tomada imediata de decisões de curto prazo, para que sejam mais bem avaliadas as tomadas de decisões de longo prazo.

Você como um pequeno ou médio empresário, pode aproveitar esta poderosa ferramenta para ajudar a tornar o seu negócio mais bem sucedido, enxergando a Gestão Contábil como um benefício fundamental para balizar as decisões do dia-a-dia da empresa.

Vamos analisar alguns dos benefícios que a Gestão Contábil pode trazer para a sua empresa?

 Análise de Custos relevantes

As informações geradas pela Gestão Contábil podem ser usadas por exemplo, pela diretoria da empresa para determinar o que deve ser vendido e como vendê-lo. Pode também avaliar onde será investido o capital da empresa, exemplo:

Você é dono de uma empresa de pequeno porte e com certeza deve ficar muito inseguro em onde concentrar seus esforços em relação ao marketing”.

Para melhor avaliar esta decisão, os relatórios gerados pela Gestão Contábil vão lhe facilitar a análise em relação aos custos que diferem entre as alternativas de anúncios para cada produto, ignorando custos comuns. Este processo é conhecido como análise de custo relevante. O mesmo processo pode ser usado para determinar se deve adicionar linhas de produtos ou descontinuar operações que podem estar trazendo prejuízos para a saúde financeira e a lucratividade da empresa.

Custeio baseado em atividades (Custeio ABC)

O sistema de custeio baseado em Atividades (ABC) consiste em melhorar a percepção dos custos através da análise das atividades executadas dentro de uma empresa e suas respectivas relações com aquilo que gera estes gastos. Tornando-se visíveis, os custos passam a ser analisados de forma a planejar a melhoria dos processos e a redução dos mesmos. Fazendo isso, a Gestão Contábil proporciona uma maior lucratividade e eficiência para as empresas.

Uma vez que a empresa determinou quais produtos vender (cesta de produtos) é preciso determinar também para quem (público) estes produtos serão vendidos. Adotando o sistema de custeio ABC,  a Gestão Contábil para um pequenos negócio pode determinar por exemplo, as atividades necessárias para produzir e atender a uma linha de produtos, e então, baseada nas informações, embutir estes custos na formação do preço que será repassado para os clientes.  Informações Gerenciais também sobre quais clientes são mais rentáveis, permite ao empresário concentrar sua estratégia de Marketing para este tipo de cliente.

Visão de Crescimento baseada em Dados

As informações geradas pela Gestão Contábil oferece uma visão do negócio baseada em dados para planejar o crescimento da empresa. Planejamento Orçamentário, projeções das demonstrações financeiras, DRE e Balanced Scorecards, são apenas alguns exemplos de como a informação gerada pela Gestão Contábil é fundamental para fornecer dados relevantes, voltados a orientar aos gestores sobre futuro de uma empresa.

Ao concentrarem-se nesses dados, os gestores podem tomar decisões que visam à melhoria contínua e podem justificar a cada decisão com base na análise inteligente destas informações gerenciais da empresa, ao contrário de decisões baseadas apenas em intuições.

Conclusão

Muitas vezes, ter em mãos todos os números é a parte fácil do negócio, basta você ter um bom sistema de gestão ou um bom software de contabilidade. O fator que complica a vida do Gestor é analisar, interpretar e o que fazer com esta informação. É aí que entra a importância de você ter ao seu dispor uma excelente Assessoria Contábil, aonde especialistas em Gestão Contábil, vão além de gerar, analisar, interpretar e planejar juntamente com você empresário, as melhores estratégias para o crescimento sustentável da sua Empresa, irão também deixa-lo livre para cuidar do mais importante: vender, faturar e trazer ativos para o caixa do seu negócio.

Contrate já uma Assessoria Contábil, e adote imediatamente a Gestão Contábil em sua empresa. Você só tem a ganhar com isso!

Nós podemos te ajudar, venha tomar um café conosco!

Se você gostou desta matéria, compartilhe em suas redes sociais, seus amigos também irão gostar! Se tiver algum comentário ou dúvidas, deixe-os abaixo, nós da Direcional Contabilidade, teremos um imenso prazer em interagir com você.

Até a próxima,

Nenhum Comentário

Postar um comentário