Factoring presta assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas

Factoring presta assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas

Factoring

27 out Factoring presta assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas

Em meio ao crescimento desenfreado de novos negócios nessas últimas décadas, muitos empreendedores buscam meios estratégicos de manter seus negócios em alta, ainda que microempresários. Principalmente as micros e pequenas empresas sofrem, em algum momento, de dificuldades financeiras e até conseguir acertar seus ponteiros, pode demandar tempo.

Deste modo cada vez mais cresce a busca por medidas estratégicas de controle de negócios como meio de sobrevivência.

Factoring Fomento Mercantil como estratégia de negócio

Pensando nisso, hoje em dia muitas empresas de micro, pequeno e até médio porte tem como estratégia de negócio a contratação de empresas de Factoring.

O Factoring Fomento Mercantil ou Fomento Comercial é uma operação financeira e de atividade comercial que visa atender essas empresas que necessitam de amparo, seja ele financeiro ou ainda administrativo.

O modo convencional de Factoring hoje no Brasil é feito através da venda de direitos creditórios. Deste modo as empresas que precisam injetar dinheiro em seu fluxo de caixa, repassam esses direitos sobre vendas efetuadas de seus produtos para antecipação do seu recebimento e assim podem atender suas necessidades imediatas.

O que poucos sabem é que as empresas de Factoring também prestam assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas.  Esta é uma a modalidade muito importante para o desenvolvimento administrativo e financeiro de qualquer empresa, conhecida como Trustee.

Factoring Trustee: Assessoria Administrativa e Financeira às empresas

Proveniente do latim, cujo significado é confiança, o Factoring Trustee é uma modalidade idealizada desde 1988 pela ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial).

Diferente da modalidade convencional que tem por objetivo apenas antecipar os recebíveis da empresa, essa modalidade é mais estratégica e visa garantir a administração desses recebíveis, através da prestação de serviços para controle, acompanhamento de cobrança e administração da carteira de títulos a pagar e a receber dessas empresas.

Deste modo, além da cobrança, o factoring tem como prioridade prestar assessoria administrativa e financeira à micros e pequenas empresas.

Assim, as empresas fomentadas passam a se dedicar apenas às vendas de seus produtos e todo o seu fluxo de caixa é terceirizado por empresa especializada em controle e transação financeira, como as empresas de fomento.

Benefícios do Factoring Trustee

Toda empresa, seja ela de produtos ou de serviços tem a função de vender. É claro que para vender, precisa saber administrar (e muito bem) todo o seu processo.

Além de não se preocupar com o envio de cobranças a seus clientes nem ter que ficar verificando a confirmação de pagamentos e compensação de cheques rotineiramente, essa modalidade de factoring traz outros benefícios bem visíveis às empresas fomentadas como:

  • Prestação de serviços de tesouraria;
  • Administração de pagamentos;
  • Acompanhamento de contas a pagar e a receber;
  • Melhora a liquidez de fluxo de caixa por ajustamento de ativos;
  • Evita prejuízos com juros e multas por atraso de pagamento;
  • Evita despesas com pessoal e infraestrutura;
  • Diminuição de riscos de manter cheques e dinheiro em sua empresa;
  • Mão de obra qualificada.

Empresas de Fomento Comercial: um auxílio à necessidade da sua empresa

Cada dia mais empresários descobrem a importância do Fomento Mercantil para os seus negócios.

É importante salientar que além do Factoring Convencional (venda de direitos creditórios) e o Factoring Trustee (assessoria administrativa e financeira), ainda há outras modalidades de factoring pouco conhecidas no país como:

  • Factoring Maturity, que consiste na administração das contas e cobranças;
  • Factoring Matéria Prima, que por sua vez auxilia na intermediação entre fornecedor e cliente;
  • Factoring Exportação que tem a função de intermediar o trâmite entre país exportador e importador através de outra empresa de fomento receptora no exterior.

Para mais informações sobre factoring, leia nossos demais artigos:

Até a próxima!

Nenhum Comentário

Postar um comentário