Entenda o que é Factoring Fomento Mercantil!

Entenda o que é Factoring Fomento Mercantil!

Factoring - Fomento Mercantil

06 out Entenda o que é Factoring Fomento Mercantil!

Em meio a crise, a falta de recursos pode fazer com que muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, devido à sua sensibilidade ao mercado, se descapitalizem o que pode ocasionar até mesmo a sua quebra orçamentária.

Procurando meios de se capitalizar e fazer girar o seu negócio, muitas empresas vêm buscando cada vez mais pelo Factoring – Fomento Mercantil. Essa operação financeira visa ajudar o crescimento dessas empresas e colaborar com a estabilização da economia no país.

Mas afinal o que é Factoring – Fomento Mercantil?

Também conhecida como Fomento Comercial, a Factoring  – Fomento Mercantil é uma operação financeira, realizada quando uma empresa vende seus direitos creditórios à outra empresa.

De um modo exemplificado, quando uma pequena empresa vende os seus produtos, atendendo a necessidade do mercado a prazo, para seus clientes e consumidores, ela investe um dinheiro para a compra de insumos e produção do mesmo.

Essa “demora” no recebimento pode trazer alguns prejuízos à empresa, caso ela não esteja muito bem capitalizada.

Por este motivo, muitas empresas procuram o Factoring – Fomento Mercantil. Vendendo aquilo que tem a receber, consegue se capitalizar no momento atual.

Qual a diferença entre empresas de Fomento Mercantil e Instituições Bancárias?

É importante diferenciar a operação financeira da atividade financeira.

As instituições bancárias podem captar recursos de terceiros e intermediar esses recursos, além de realizarem empréstimo. Essa liberdade que os bancos têm é classificada como atividade financeira.

As empresas de Fomento Comercial ou Factoring – Fomento Mercantil diferente dos bancos não pode realizar atividades financeiras, como os bancos, por isso, não podem descontar títulos, nem fazer financiamentos. A operação financeira feita por essas empresas é caracterizada como atividade comercial.

Quais as modalidades disponíveis nesse segmento?

Atualmente no Brasil o Factoring – Fomento Mercantil convencional ainda é o modo mais utilizado desse segmento, no entanto existem ainda outras modalidades menos conhecidas, como:

  • Convencional: compra de direito de créditos;
  • Trustee: Assessoria administrativa e financeira;
  • Maturity: administração das contas e cobranças;
  • Matéria Prima: Intermediação entre fornecedor e cliente;
  • Exportação: intermédio entre empresas de factoring do país exportador e importador.

A contratação é feita por meio de assinatura de Contrato de Fomento Mercantil. Nesse contrato são bem definidos os critérios da negociação entre as partes.

Quais as vantagens do Factoring – Fomento Mercantil?

São algumas as vantagens que essa transação pode trazer à pequenas e médias empresas, como:

  • Recebimento à vista de suas vendas;
  • Assessoria administrativa;
  • Assessoria de análise de risco;
  • Dispensa a necessidade de cobranças de títulos vencidos ou não pagos de seus clientes.
  • Intermediação entre empresa e fornecedor para concessão de créditos e benefícios na compra.

Mas afinal, as empresas de Factoring são legalizadas?

Mesmo em meio a vários programas do governo de auxílio à pequena e média empresa, muitas delas ainda veem o fomento comercial como uma das opções mais viáveis para crescimento de sua empresa.

Ainda assim há muitas dúvidas sobre a idoneidade dessas empresas, uma vez que não são, e nem podem oferecer nenhum serviço como, instituições bancárias.

As empresas de fomento mercantil são associadas ao SINFAC (Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil) de cada estado atuante, e são filiadas ao Sistema ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial) e FEBRAFAC (Federação Brasileira das Associações de Empresas de Factoring), o que dá idoneidade à empresa e provê assistência geral das mesmas como de âmbito jurídico e fiscal, além de outras.

Essa modalidade financeira existe no Brasil há mais de 33 anos e é bem aceita pelos brasileiros. São mais de 8 mil empresas do ramo espalhadas pelo país.

Assim é muito importante o pequeno e o médio empresário analisar os riscos e benefícios que este tipo de transação pode trazer para sua empresa. É importante estar atento as oportunidades e buscar meios de crescimento com suas tomadas de decisões.

Quer saber mais sobre o assunto Factoring – Fomento Mercantil entre em contato conosco. Podemos tirar todas as suas dúvidas!

Acompanhe também o nosso blog! Se cadastre e receba muitas matérias sobre este e muitos outros assuntos relevantes do mundo corporativo em seu e-mail. Não é o máximo?

Até a próxima,

Referências:

1Comentário
  • Luiz Carlos Casante
    Postado ás 20:35h, 25 outubro Responder

    Obrigado pelo texto, irei recomendar seu site se alguém me questionar sobre esse tema. Atenciosamente Luiz Carlos Casante

Postar um comentário