Entenda o que é D+ nas operações de Factoring

Entenda o que é D+ nas operações de Factoring

empreendedores

15 dez Entenda o que é D+ nas operações de Factoring

Hoje em dia está cada vez mais comum ver mais e mais empreendedores buscando a oportunidade de investir em um negócio próprio.

Porém, infelizmente com a crise econômica vivida por todas as classes sociais no país, muitas empresas são as primeiras a sentirem os efeitos da crise e por isso, acabam em pouco tempo tendo que fechar suas portas.

As empresas que conseguem sobreviver precisam criar meios de driblar a crise e ainda assim fazer girar o seu negócio.

Com isso, a solução que muitas pequenas e médias empresas têm encontrado para continuarem estáveis no mercado, sem ter que buscar por recursos de terceiros em instituições bancárias, surge através do factoringfomento mercantil.

No entanto, as transações de factoring ainda causam certo medo e receio à novos empreendedores, exatamente pela novidade do setor no país e a falta de maiores explicações a respeito.

Com isso, quando se fala em operações de factoring D+ (D+0, D+1, D+2 e D+3), muita confusão assombra a cabeça do empresário que procura neste tipo de operações minimizar seus momentos de criticidade.

Se este é o seu caso, então fique tranquilo, pois esse post foi preparado para trazer informações acerca desse tipo de operações e assim facilitar o entendimento desse tipo de transação financeira.

Mas você sabe o que é o factoring?

O factoring é uma modalidade comercial onde a empresa de fomento mercantil compra direitos creditórios de seus clientes e paga antecipadamente por eles, com pequeno desconto no valor do montante.

Com isso, as empresas continuam vendendo seus produtos ainda que a prazo e vende seus direitos creditórios e assim mantém saudável seu fluxo de caixa.

Como funciona as operações de factoring?

Embora possa parecer meio complicado à primeira vista, as operações de factoring não possuem grandes complicações.

De modo simplificado, as operações ocorrem da seguinte forma entre empresa cedente e empresa de fomento comercial:

1 – A empresa cedente envia seus títulos ao factoring;

2 – A empresa de fomento comercial analisa os títulos para aceite ou recusa;

3 – A empresa de fomento comercial efetua o pagamento.

Mas afinal o que significa o D+ nas operações de factoring?

Também de modo simplificado, o D+ é uma expressão utilizada nas operações de factoring, onde este se caracteriza em termo do tempo entre o pagamento do título e o recebimento pela empresa de factoring.

Sendo assim, a expressão D+ é o dia em que o crédito estará disponibilizado para a empresa de factoring poder utilizá-lo.

D+1, D+2, D+3 e D+4

Assim, quando a utilização de D+ vier especificando algum número, logo entende-se:

D+0 = que a liquidação da operação deve ser especificada na data de vencimento ou compensação até as 13 horas.

D+1 = dia do vencimento + 1 dia útil

D+2 = dia do vencimento + 2 dias úteis

D+3 = dia do vencimento + 3 dias úteis

Muitas vezes as empresas de factoring operam em D+3, isso porque ainda que o crédito esteja disponibilizado em D+2, a empresa ainda não poderá utilizá-lo no início do expediente, e não poderá comprometer o crédito para o dia em questão. Logo a empresa o disponibiliza no dia útil seguinte utilizando o D+3.

A expressão D+ é utilizada não apenas nas operações de factoring, mas também é comumente utilizada em operações bancárias, bolsa de valores entre outras operações financeiras.

Um detalhe importante a ser destacado, é que o D+ sempre atuará sobre dias úteis, ou seja, se o vencimento ou a compensação do crédito cai em final de semana ou ainda feriados, o próximo dia útil deverá ser levado em consideração para compensação do crédito.

Investindo no fluxo de caixa da sua empresa

Agora que você já sabe o que é o factoring e as operações de D+, não tem porque não pensar em contratar uma empresa de factoring por falta de conhecimento.

Muitas empresas atualmente estão se reestruturando no mercado empreendedor com o auxílio das empresas de fomento mercantil.

Não perca tempo você também, converse com seu contador, coloque na ponta do lápis e calcule os benefícios que a busca por este tipo de operação comercial pode trazer à saúde financeira dos seus negócios.

Nenhum Comentário

Postar um comentário