Entenda como funciona o sistema de rastreamento de veículos para as transportadoras

Entenda como funciona o sistema de rastreamento de veículos para as transportadoras

sistemas de transporte

20 jul Entenda como funciona o sistema de rastreamento de veículos para as transportadoras

Entre os sistemas de transporte necessários, o rastreamento de veículos para as transportadoras é um dos mais importantes, oferecendo benefícios para todas as operações.

Tanto por conta dos riscos de roubo de cargas, do correto uso dos veículos, do monitoramento da frota, o rastreamento de veículos para transportadoras é um sistema efetivo para manter maior controle sobre o que acontece dentro da empresa e com a frota, protegendo o patrimônio e evitando custos desnecessários.

A circulação dos veículos, normalmente, abrange áreas muito extensas e, muitas vezes, perigosa para os motoristas e ajudantes, e o rastreamento oferece a segurança necessária para garantir o bom funcionamento do sistema logístico da empresa.

Com o sistema de rastreamento de veículos para transportadora via satélite, a empresa restringe o uso inadequado dos veículos por parte dos funcionários, obtendo informações sobre velocidade, quilometragem rodada e trajetos percorridos. Assim, é possível ter conhecimento do cumprimento das regras internas da empresa quanto a limites de velocidade e monitoramento de trajetos.

A importância do rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos para transportadoras permite avaliar se as rotas estão sendo seguidas dentro do planejado e ainda fornece informações em tempo real para os clientes a respeito das cargas, além de possibilitar ter conhecimento de qualquer ocorrência que possa gerar impacto nos prazos determinados.

Além disso, também é possível prevenir ocorrências de furtos, sequestros e roubos nas rodovias e, embora a medida não possa impedir esse tipo de aço, o rastreamento irá oferecer informações mais precisas sobre a localização do veículo envolvido e contribuir com as investigações policiais.

Como é feito o rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos para transportadoras pode ser instalado através de equipamentos móveis, seguindo alguns sistemas:

  • Através de GPS, com a instalação de um equipamento que permite monitorar todos os veículos em tempo real, conseguindo saber sua localização em qualquer local e a qualquer momento do trajeto;
  • Através de aparelhos celulares que, embora não seja uma opção das mais perfeitas, permite o monitoramento das cargas através de constante contato com o motorista;
  • Por meio de câmeras, que podem fazer a gravação de toda a viagem, possibilitando ainda a inclusão do GPS para garantir o acompanhamento em tempo real.

Benefícios do rastreamento de veículos

Entre os principais benefícios do rastreamento de veículos para transportadoras, podemos destacar o acompanhamento dos trajetos e a constatação das ocorrências que possam gerar atrasos, permitindo avaliar os percursos e implantar melhorias para oferecer maior eficiência nas coletas e entregas.

Com o rastreamento de veículos para transportadoras também é possível acompanhar o desempenho de cada motorista, analisando problemas como desvios, paradas indevidas e incidentes durante os percursos. As informações possibilitam uma base de dados que irá permitir melhorar o planejamento da utilização da frota.

A implantação do sistema também oferece informações aos clientes sobre a movimentação das encomendas, permitindo que possam acompanhar as cargas durante o percurso e prevendo o tempo de entrega.

O rastreamento de veículos para transportadora se torna, portanto, uma importante ferramenta para gerenciar a frota, monitorar as cargas e oferecer maior confiabilidade para a empresa.

Rastreamento de veículos para reduzir custos

O sistema de rastreamento de veículos para transportadoras possibilita rastrear e gerenciar os veículos, permitindo comunicação em tempo real, enviando a posição de cada veículo durante o trajeto e monitoramento dos motoristas, aumentando a eficiência dos serviços e trazendo condições de redução de custos.

Através do sistema de rastreamento de veículos para transportadora, a empresa mantém total controle sobre a movimentação das cargas, conhecendo a velocidade dos veículos, criando um diagnóstico para reduzir custos de desgastes, custos operacionais, de manutenção e de consumo de combustível.

Entre os maiores benefícios está a segurança dos motoristas, ajudando a evitar roubos de cargas, monitorando sensores das portas e garantindo que a carga está segura, desde sua coleta até a entrega.

O sistema de rastreamento de veículos para transportadora permite a comunicação confiável a qualquer momento e em qualquer ponto do trajeto, criando cercas geométricas para manter os motoristas seguros em áreas de alto risco e possibilitando o uso de botões de pânico em caso de necessidade.

A implantação do sistema permite dinamizar a logística, melhorar o serviço de atendimento aos clientes e possibilita melhor desempenho para a transportadora, criando um diferencial necessário para que possa crescer e se desenvolver no mercado.

Sucesso!

 

Nenhum Comentário

Postar um comentário