Contabilidade Gerencial: Qual a utilidade das informações contábeis para as pequenas empresas?

Contabilidade Gerencial: Qual a utilidade das informações contábeis para as pequenas empresas?

contabilidade gerencial

23 dez Contabilidade Gerencial: Qual a utilidade das informações contábeis para as pequenas empresas?

A maioria dos donos de pequenas empresas está de certo modo familiarizada com a contabilidade financeira de seu negócio, porém, quando se fala em contabilidade gerencial, que trata de informações quantitativas sobre o desempenho da empresa e serve a um propósito totalmente diferente, os mesmos se perdem e muitos sequer sabem sobre o que se trata.

A contabilidade financeira fornece aos “stakeholders” externos informações e dados sobre o desempenho da empresa. Já a  contabilidade gerencial dá aos empresários e gestores as informações de que necessitam para tomar decisões-chave para o futuro do negócio.

A contabilidade gerencial tem um papel integral na melhoria do planejamento e controle em pequenas empresas. Neste tipo de negócio, a produção dos dados para a contabilidade gerencial é muitas vezes responsabilidade do proprietário da empresa, pois os recursos financeiros precisam ser “esticados”, e isto é até compreensível. Porém, esta é claramente uma decisão que pode sim, por um lado, economizar o dinheiro de uma pequena empresa, mas também pode ter impacto sobre a qualidade das informações produzida, e isto pode ser um grande problema para a sustentabilidade financeira da empresa.

Não existe uma exigência legal para que uma empresa tenha que manter uma contabilidade gerencial interna ou terceirizada, mas pode ser muito difícil gerir um negócio de forma eficaz sem os dados gerados por ela. 

Por isso, se você prefere não contratar um contador especializado para fazer sua contabilidade gerencial de forma eficiente, e a responsabilidade pela manutenção em dia dos dados gerenciais para que você tenha uma visão holística e precisa do seu negócio é sua, então, meu caro empreendedor, esta é uma matéria preparada especialmente para você. Preparamos informações muito relevantes sobre contabilidade gerencial para que as pequenas empresas se mantenham competitivas e sustentáveis financeiramente.

Boa leitura!

  1. Custos empresariais

Uma compreensão completa dos custos de uma pequena empresa é crucial para o seu bom desempenho. A falta de conhecimento e compreensão dos custos pode prejudicar o impacto das decisões de formação de preços de uma empresa de pequeno porte, por exemplo.

A figura para os custos totais do negócio é realmente apenas uma parte da história. Ao realizar uma análise de custos, esse número pode ser dividido em partes mais valiosas. Isso irá ajudá-lo a entender onde o dinheiro da empresa está sendo gasto e onde os custos estão ficando fora de controle. Você também terá uma ideia muito mais clara dos preços que você precisa cobrar de seus produtos ou serviços para aumentar sua rentabilidade.

  1. Capital de giro e fluxo de caixa

Muitas pequenas empresas não têm uma compreensão clara de seu fluxo de caixa, que é crucial para o funcionamento de um negócio bem sucedido. Ter acesso a informações como contas a pagar e contas a receber, rotatividade de estoque e saldos de caixa diários podem fornecer informações valiosas sobre sua situação real de fluxo de caixa e garantir que você tenha o capital de giro necessário para manter sua empresa em operação.

  1. Vendas

Embora os números de vendas ao final de um ano permitam identificar se as vendas totais aumentaram ou diminuíram, é improvável que uma visão muito ampla quase que “genérica” sobre os números, melhore a tomada de decisões ou o ajude a exercer controle sobre seu negócio.

Como parte de sua contabilidade gerencial para pequenas empresas, você deve realizar uma análise de suas vendas por produto ou área de serviço mês a mês. Isso permitirá que você identifique quais produtos e serviços produzem os melhores desempenhos e os que podem estar começando a trazer prejuízos. Com esses dados em mãos, você poderá então, tomar decisões fundamentadas em dados precisos e reais sobre investimentos futuros.

  1. Análise custo-volume-lucro

A análise custo-volume-lucro analisa principalmente o impacto de diferentes níveis de atividade sobre os resultados financeiros de uma empresa. Isso lhe dará uma visão de como as mudanças nos custos e nos volumes de vendas de sua empresa afetarão a lucratividade. Você pode então calcular quantas vendas a empresa terá de fazer para atingir as metas financeiras, bem como os números de vendas que levará a diferentes níveis de lucro.  

  1. Liquidez

A liquidez é um fator chave no desempenho de qualquer negócio, pois determina a capacidade do negócio de pagar suas dívidas de curto prazo. A relação atual – ativo circulante dividido pelo passivo circulante – é uma medida da sua solvência, e é uma métrica crucial para as pequenas empresas.

Um negócio saudável deve ter uma relação de liquidez corrente próxima de dois. Isso significa que você precisa ter o dobro de ativos em relação aos seus passivos. 

E por fim… Os benefícios da contabilidade gerencial

As pequenas empresas que conseguem manter este tipo de informação financeira chave em ordem através da contabilidade gerencial, gozam de benefícios competitivos muito significativos para a continuidade e crescimento do negócio.

Ter uma firme compreensão do desempenho financeiro de sua empresa irá melhorar a sua capacidade de detectar possíveis causas de preocupação e tratá-las em sua nascente, antes das mesmas ameaçarem a saúde do seu negócio. 

Ser capaz de se planejar adequadamente e evitar o impacto de potenciais ameaças é uma vantagem real para as pequenas empresas. 

A contabilidade gerencial também pode ajudar a demonstrar o seu controle e compreensão da empresa para os potenciais investidores, instituições financeiras e outras partes interessadas (internas e externas) em investir no seu negócio.  Este tipo de organização pode revelar um valor inestimável do negócio e atrair investimento externo ou financiamentos para que você coloque em prática todas as suas ideias de crescimento e alcance o sucesso tão sonhado e desejado.

Sabemos que você precisa pensar e se dedicar 100% ao crescimento de sua empresa, então, deixe a gestão contábil de sua empresa nas mãos de quem realmente entende e pode se tornar o seu maior parceiro nesta jornada empreendedora. Conte sempre com um contador!

Pense nisso e muito boa sorte nos negócios!

Até breve!

Nenhum Comentário

Postar um comentário