Como funciona o Factoring no Brasil? Você sabe?

Como funciona o Factoring no Brasil

factoring

14 out Como funciona o Factoring no Brasil

O factoring é uma operação financeira que tem o intuito de auxiliar empresas através, principalmente da venda de créditos a prazo, onde as mesmas recebem à vista por eles.

Deste modo, micros, pequenas e médias empresas tem o auxílio de compra de matérias primas, o que facilita e amplia sua produção, evitando assim a descapitalização por falta de fluxo de caixa.

Neste negócio, a empresa de factoring, por sua vez, fica responsável por fazer cobrança de títulos e créditos, e também contam com a agilidade nas decisões, e análise de risco com cliente.

A empresa de factoring assume o risco creditório e mesmo assim administra a empresa de seu cliente.

A chegada do Factoring no Brasil

Chegou no ano de 1968 quando um colaborador do Banco Central examinava alguns documentos de investimentos. Em determinado momento se deparou com o escrito “factoring”, ao invés de “financiamento de capital de giro”.

Este funcionário, de nome Luiz Lemos, visualizando como uma oportunidade de negócio, criou uma empresa direcionada justamente para divulgar e mostrar os objetivos e vantagens para as empresas com o factoring. Seu alvo naquele instante eram as pequenas e médias empresas.

O Factoring de hoje em dia no Brasil

A chegada dessa operação no Brasil foi bem aceita pelas empresas. Fez com que os lucros pudessem ser aumentados e assim gerou expansão para o crescimento financeiro nacional.

Foi bem visto no país devido ao número elevado de pessoas que precisam de créditos no mercado financeiro.

Atualmente muitas empresas adotam essa modalidade de negócio para manter o bom desempenho financeiro. Para atingirem o aumento em seus lucros, e assim não terem a necessidade de tirar de outros produtos, essas empresas recebem o valor total do crédito que venderam a prazo de modo rápido e descomplicado.

Esta é a modalidade Convencional do Factoring bastante explorada hoje no país. No entanto, as empresas de fomento comercial também estão habilitadas a:

  • Assessorar administrativamente e financeiramente seus clientes através da modalidade Trustee (em inglês “administrador”);
  • Administrar as contas e cobranças dos mesmos através da modalidade Maturity (em português “maturidade”);
  • Intermediar a compra de matéria prima entre fornecedor e cliente;
  • Auxiliar em processos de exportação com outra empresa de factoring estrangeira.

Com a amplificação do conhecimento pelas empresas da modalidade convencional, juntamente com o auxílio das demais modalidades de factoring, as empresas passaram a ficar mais tranquilas ao fazer a venda de créditos sem ter a preocupação com a falta de condições orçamentárias para aquisição de novas mercadorias, assim conseguiram obter mais lucros.

A empresa de factoring é proibida por lei no ato de conceder empréstimos e captação para investimentos, por não se tratar de instituição bancária, sendo apenas empresa de fomento comercial.  

Ela opera sobre impostos municipais como o ISS (Imposto Sobre Serviço) diferente das instituições bancárias que operam com IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) que é um tipo de imposto federal.

O ramo de Factoring é líder em gestão financeira, assim se torna muito importante para o Brasil, fazendo com que o país se desenvolva com maiores recursos e força.

Hoje o país conta com um número impressionante de empresas de factoring chegando a mais de 1.100 empresas, segundo registros ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial) e FEBRAFAC (Federação Brasileira das Associações de Empresas de Factoring).

Por fim, as empresas de factoring tem características típicas mercantis não financeira, possuindo soluções encontradas no ordenamento jurídico recorrendo ao Código Civil e algumas outras leis para resolver fomento mercantil.

Logo, por ser mais específica, resolve as negociações da empresa, assim tornando-a mais lucrativa.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o funcionamento das empresas e operações de Factoring no Brasil, deixe seus comentários e dúvidas abaixo. Amamos interagir com você!

Até a próxima!

Nenhum Comentário

Postar um comentário