COMO ABRIR UMA TRANSPORTADORA ?

COMO ABRIR UMA TRANSPORTADORA ?

Abrir uma transportadora

25 maio COMO ABRIR UMA TRANSPORTADORA ?

Abrir uma transportadora e trabalhar com entregas é um negócio bastante rentável. Contudo, a administração de uma transportadora exige muito planejamento, principalmente com relação a rotas, custos de pedágios, combustível e de manutenção, exigindo grande conhecimento por parte do administrador.

A maior parte dos negócios de transportadora começam como pequenas empresas, mas, independente do seu tamanho, no entanto, é necessário um capital mais elevado do que em outros segmentos, dependendo do tamanho da frota, da quantidade de pessoas e da sede da transportadora.

Veja como abrir uma transportadora e fazer do seu empreendimento um negócio viável:

          1-Abrir uma transportadora exige conhecimento de rotas

O primeiro ponto do planejamento ao abrir uma transportadora é ter conhecimento da região a ser trabalhada, fazendo sempre planejamento de rotas, buscando sempre minimizar os custos.

É necessário pesquisar fontes disponíveis sobre o mercado, investimentos necessários e formas de administração. Todas as informações devem fazer parte de um planejamento estratégico, já que o funcionamento da transportadora vai depender de como ela está sendo administrada.

          2-Pesquisa de mercado para abrir uma transportadora

O empreendedor precisa pesquisar sobre as condições para abrir uma transportadora, conhecendo os prós e contras do empreendimento e os melhores nichos para trabalhar.

Nesse caso, é importante contratar uma empresa ou um profissional que possa fazer a pesquisa de mercado, fornecendo todas as informações para abrir uma transportadora, como, por exemplo, concorrência, possibilidades de crescimento, clientela potencial, etc.

É importante entender que abrir uma transportadora exige enfrentar uma boa concorrência, embora haja possibilidades de lucro e de domínio de uma região.

Entender o que o cliente precisa é essencial para poder gerenciar o negócio. A pesquisa de mercado poderá fornecer dados de como trabalhar para se diferenciar de outros serviços e concorrentes.

A pesquisa para abrir uma transportadora também permite planejar a estrutura necessária, definindo o seu tamanho, a documentação necessária, os registros exigidos pelos órgãos públicos, o custo da frota, a contratação e treinamento de colaboradores e escolha do melhor local para circulação dos veículos.

          3-Estabelecendo a transportadora

Depois da fase de planejamento para abrir uma transportadora, é necessário trabalhar com sua implantação. Nessa etapa, o empreendedor precisa verificar e analisar tudo de perto, mantendo o controle e o registro de todas as atividades.

É necessário conferir e registrar todos os detalhes e pormenores, permitindo que o serviço possa ser agilizado e otimizado, utilizando todos os recursos e colaboradores da forma mais racional possível para gerar lucratividade.

          4-Custos para abrir uma transportadora

Além do capital inicial para abrir uma transportadora, o empreendedor também deve pensar em outros custos para a manutenção da empresa, como as despesas de manutenção, os custos de trajetos que possam afetar a receita, a manutenção dos veículos, etc.

Um item importante a ser considerado é a folha de pagamento, exigindo a contratação de um profissional que possa administrar os recursos humanos e possibilitando o correto levantamento das informações, como horas extras, faltas, folgas, etc.

As despesas com a frota contribuem para aumentar os custos da transportadora. Todos os gastos devem ser contabilizados e analisados, como pneus, lubrificação, limpeza, combustível, seguro dos veículos, licenciamento, IPVA. Assim, quem está administrando, deve cuidar também das exigências para cada veículo.

Entre os custos ao abrir uma transportadora também devem ser considerados os administrativos e contábeis, principalmente os recolhimentos de impostos e contribuições, exigindo um capital de giro para que o negócio possa se tornar lucrativo.

          5-A segurança patrimonial da transportadora

Ao abrir uma transportadora é essencial contratar um seguro para cobrir eventuais problemas de roubos de cargas, assaltos ou crimes relacionados. A contratação de seguro permite garantir não só a integridade da frota, como também o ressarcimento de clientes em caso de roubos de carga.

Na segurança não pode faltar o constante treinamento de funcionários e motoristas, principalmente quando transitam em distâncias mais longas, conscientizando-os da necessidade de confidencialidade de informações e de atuação em caso de emergências.

O controle do que acontece na frota também é importante para a segurança patrimonial, devendo-se manter relatórios sobre as cargas, horas e dias trabalhados, rotas percorridas e outros detalhes inerentes ao transporte.

Ao abrir uma transportadora, o empresário deve certificar-se de que todos os colaboradores estão trabalhando com segurança, um item vital para que a empresa possa se tornar lucrativa e possa se desenvolver no mercado.

A contratação de uma Assessoria Contábil especializada em Contabilidade para Transportadoras pode minimizar todos os riscos, com informações essenciais para que se possa abrir uma transportadora e tornar o negócio viável.

Está pensando em abrir uma transportadora? Já tem uma transportadora, mas quer contar com o apoio contábil de especialistas no seu segmento de mercado? Entre em contato conosco. Com certeza que podemos fazer uma excelente parceria de negócios!

Muito sucesso e até breve!

Nenhum Comentário

Postar um comentário