Capital de Giro

Capital de Giro

Empresas de Factoring

16 mar Capital de Giro

 

A Liquidez da Empresa e a sua capacidade de arcar com seus compromissos financeiros

Todo empresário preza pela saúde financeira dos negócios, afinal, este é um fator fundamental para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer empresa.

Quando as finanças não estão de acordo, diversos problemas aparecem, como por exemplo, desfalque nas contas, falta de capital para investir e a necessidade de fazer empréstimos bancários.

E é aqui que aparece o conceito de Capital de Giro, também conhecido como ativo circulante, que nada mais é do que o resultado entre o seu dinheiro e o dinheiro que você deve.

O Capital de Giro é o valor que a organização necessita para operar e dar andamento a suas atividades econômicas.

Está é a capacidade que a empresa tem de arcar com seus compromissos financeiros.

Factoring

Pode-se dizer que o sistema de trabalho chamado de factoring ou fomento mercantil é uma grande tática e engloba uma ótima alternativa para uso das pequenas e médias organizações que querem ter maior concessão de capital de giro, sem ficarem tão presas às burocracias impostas pelas instituições financeiras.

O factoring, portanto, é uma atividade comercial mista atípica, que contém prestação de serviços conjugada a compra de créditos oriundos de empresas-clientes.

O resultado das operações de factoring é uma melhor ação na compra de crédito, com a antecipação de recursos não financeiros, ou seja, matérias primas, ou com o alcance de serviços convencionais ou diferenciados.

trabalho de factoring sempre ocorre entre o faturizador e o faturizado, ou seja, sempre têm o envolvimento de dois empresários.

O que mais se tem procurado no mercado é a conjugação da compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis.

Qual é o mercado alvo de factoring?

Os serviços garantidos pelas Empresas de Factoring são para todos os tipos de empreendedores jurídicos, sejam organizações de pequeno ou de médio porte.

Muitas pessoas aqui no Brasil, ainda confundem com outros trabalhos parecidos, como por exemplo: prática de agiotagem/empréstimo ou atividades bancárias de financiamento.

Essa semelhança acontece graças à caracterização financeira da modalidade.

Objetivos do factoring

A empresa de factoring age como uma parceira importante das pequenas e também das médias empresas. E o que isso significa?

Que o grande objetivo é auxiliar todas as empresas que se encaixa nesse grupo, a somar recursos, podendo ter a disposição serviços conjugados de gestão empresarial e também com o capital de giro, tornando mais fácil assim, a vida do empreendedor que precisa prestar mais atenção na sua comercialização de produtos ou na sua produção e outras ofertas.

Vantagens dos serviços prestados pelo factoring

Enquanto os bancos agem apenas como representantes financeiros, o factoring tem algumas diferenças que trazem mais valores à sua empresa.

Por exemplo, a diferença mais marcante está na captação de recursos, pois na ação de desconto bancário, o banco pega recursos de terceiros, isso ocorre para que haja compra de créditos e assim o cliente consiga acessar, por isso na maioria, as taxas são mais altas e caras do que um factoring que dá fomento mercantil por recursos e riscos próprios.

Serviços do factoring em suas muitas distinções

  • Prestação de serviços;
  • Aquisição de crédito para empresas;
  • Vendas e compras de créditos mercantis;
  • Avaliação de clientes e fornecedores;
  • Acompanhamento de contas a pagar e a receber;
  • Auxílio no controle do fluxo de caixa.
  • Apoio e auxílio na compra de recursos e matérias-primas.

Em resumo, o factoring é a solução que toda pequena ou média organização precisa para se desenvolver de uma maneira segura no mercado. De um jeito que de forma geral, consigam obter maior equilíbrio financeiro, mais expansão nos negócios e consequentemente, um aumento considerável em sua lucratividade.

E então, precisa de ajuda em algum sentido?

Nenhum Comentário

Postar um comentário