Assessoria Contábil | Direcional Contabilidade

Assessoria Contábil

Uma das principais tarefas da Assessoria Contábil da Direcional Contábil, é apresentar aos clientes os principais resultados mensais apurados.

Dentre eles: Folha de Pagamento, Apuração Fiscal, Recebimentos e outras despesas.

A partir destes dados são realizadas diversas análises comparativas e progressões acerca dos dados gerais da empresa-cliente, que possam ser utilizados a favor de seus objetivos empresariais.

Após a integração, são realizadas análises e o fechamento do balancete.

 

No final do ano há o fechamento contábil do Balanço Patrimonial, ocasião na qual é traduzida a situação financeira, que envolve bens, direitos e obrigações.

Também pode ser realizada uma varredura preventiva, com verificações em todas as esferas do Fisco (Federal, Estadual e Municipal).

 

Tais levantamentos oferecem informações importantes para que os clientes realizem planos e/ou incrementem projetos como compras de bens e/ou expansão dos negócios, por exemplo.

Vale destacar que, em todos os casos, o financiador solicita as informações contábeis para analisar o perfil do tomador.

Há casos, como o da Receita Federal, nos quais são solicitadas averiguações diversas; Sejam por meio do PIS, Cofins, DAS, (Simples Nacional) e demais impostos.

Há também as obrigações acessórias:

 

  • DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • ECD – Escrituração Contábil Digital;
  • ECF – Escrituração Contábil Fiscal;
  • SEFIP – Informações a CAIXA e ao INSS;
  • RAIS – Declaração Anual de Infoamções Sociais;
  • DIRF – Declaração de Imposto de Renda na Fonte.

 

De acordo com as necessidades de cada cliente, são oferecidas informações diversas e em tempo demandado.

 

Por isso há regras internas para que as informações gerais estejam organizadas e ofereçam análises objetivas e eficientes.

 

Tal dinâmica se faz importante para quaisquer tomadas de decisões dos executivos das empresas-clientes.

Sejam análises dos demonstrativos de contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento, custos, impostos, entre outras.

 

Acreditamos que, ao mantermos informações organizadas, o fluxo do trabalho do escritório impacta, positivamente, nos serviços internos como também na prestação de serviços de todos os nossos clientes.

O fluxo se torna mais rápido e os serviços mais bem executados, sejam em relação às ações em tempo real e/ou preventivas.

 

Viabilidade de negócio

A viabilidade de um novo negócio deve ser estudada, especialmente, em relação ao tipo de sociedade, tributos entre outros fatores.

 

Estão, dentre os órgãos que envolvem este importante processo: JUCESP, Receita Federal do Brasil, Cartórios, Secretaria da Fazenda do Estado, INSS, FGTS, sindicato de classe e Prefeitura de São Paulo.

Normalmente são exigidos documentos básicos, como cópias autenticadas do RG, CPF, além de comprovante de residências, dos sócios, e cópias simples de IPTU.

 

Se precisar envolver contrato de locação, a cópia deverá ser autenticada. Além do cumprimento de exigências específicas de cada área.

 

 

Normas e princípios contábeis

Seguimos as normas e princípios contábeis vigentes para a escrituração fiscal e contábil. Dentre os serviços estão:

 

  • Análises das Demonstrações Contábeis;
  • Atendimento das demais exigências previstas na Legislação, bem como de eventuais procedimentos de fiscalização;
  • SPED Contábil;
  • Conciliação e emissão dos documentos contábeis, dos balancetes de Verificação até o demonstrativo de Resultados e E-LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real);
  • Consultoria nas áreas de Imposto de Renda, Legislação Comercial e Tributária.