As duas modalidades de Factoring no Brasil: conventional factoring, maturity factoring

As duas modalidades de Factoring no Brasil: conventional factoring, maturity factoring

fomento mercantil

24 nov As duas modalidades de Factoring no Brasil: conventional factoring, maturity factoring

Cada dia mais empresas de pequeno e médio porte procuram por meios de obtenção de recursos de modo estratégico.

Isso se dá devido à necessidade do mercado de produzir mais ainda com recursos escassos, inovando nos meios de captação.

Atualmente as empresas de fomento mercantil, ou factoring como popularmente são conhecidas vêm cada vez mais ganhando espaço no mercado de micro, pequenas e médias empresas exatamente por suprir essas necessidades.

Elas vêm disparando no mercado financeiro exatamente por proporcionarem melhores condições e facilitações para este público empreendedor que necessitam de algo mais que a utilização de recursos de terceiros como as instituições bancárias.

Dentre algumas modalidades de factoring, as empresas de fomento fornecem serviços de auxílio às empresas para que as mesmas consigam melhor se estruturar nesse mercado cada dia mais competitivo através de maior controle financeiro.

Se você não sabe bem o que é e deseja entender como essas empresas podem te auxiliar no crescimento do seu negócio, então fique atento que abaixo você encontrará as respostas que pode ajudar a tirar sua empresa do sufoco!

Mas você sabe o que é o Factoring – Fomento Mercantil?

Existente no Brasil há mais de 33 anos, essa modalidade financeira vem sendo cada dia mais bem aceita pelos brasileiros. Atualmente são mais de 8 mil empresas do ramo espalhadas pelo país.

As empresas de Factoring trabalham de modo a auxiliar o controle financeiro das empresas que necessitam buscar recursos para sobreviver e continuar a oferecer os seus serviços de modo flexível aos seus clientes.

Diferente as instituições financeiras, as empresas de fomento comercial não detêm de direitos de concessão de empréstimos, nem de financiamentos, pois essa prática é irregular e pode ser considerada agiotagem, pois são caracterizadas como empresa de atividade comercial.

Entendendo a modalidade de Factoring Convencional

Através da modalidade de Factoring Convencional, a empresa que necessita se capitalizar, vende seus direitos creditórios às empresas de Fomento Mercantil (também conhecidas como Fomento Comercial), e recebem antecipado o valor vendido com um pequeno desconto sobre a transação.

Esse tipo de operação comercial vem auxiliando cada dia mais empresas a saírem do vermelho e se capitalizarem sem tirar a flexibilidade no pagamento de seus clientes, uma vez que o mesmo pode pagar em inúmeras parcelas e ainda assim a empresa não fica descapitalizada.

Entendendo a modalidade de Factoring Maturity

Já a modalidade de Factoring Maturity, por sua vez, visa a compra de direitos creditórios, no entanto sem antecipação dos valores, sendo estes pagos apenas nas datas de vencimento.

Esse tipo de fomento visa o auxilio na administração das contas e cobranças das empresas fomentadas, além da segurança em receber, uma vez que a cobrança e a possível inadimplência ficam por conta da empresa de fomento.

Embora ainda pouco praticado no Brasil, esse tipo de modalidade de factoring pode ser muito útil para algumas empresas, exatamente pela segurança que proporciona ao micro e pequeno empresário que receberá pelo valor vendido.

Embora trabalhar com risco, a empresa de factoring por sua vez passa a administrar as contas a receber da empresa ora fomentada e deste modo elimina as preocupações com cobranças através da análise de risco.

Mais modalidades de factoring para assessorar o seu negócio

Além das modalidades de Factoring Convencional e Factoring Maturity, as empresas de factoring também auxiliam as empresas com as modalidades:

  • Trustee: prestação de serviços de assessoria administrativa e financeira;
  • Matéria Prima: Intermediação entre fornecedor e cliente;
  • Exportação: intermédio entre empresas de factoring do país exportador e importador.

Na dúvida, busque auxílio contábil!

Na dúvida de como as atividades de factoring pode auxiliar no seu negócio não deixe de conversar com o seu contador.

Ele está apto a informar as melhores condições, analisar os riscos e informar a viabilidade diante da situação atual do seu negócio.

Então fique atento, pois novas oportunidades de controlar o fluxo financeiro da sua empresa pode ser a solução para o seu negócio.

Fica a dica e boa sorte!

Nenhum Comentário

Postar um comentário