Empreender com sucesso: 9 razões pelas quais empreendedores devem contratar um contador

Empreender com sucesso: 9 razões pelas quais empreendedores devem contratar um contador

9 razoes para contratar um contador

24 fev Empreender com sucesso: 9 razões pelas quais empreendedores devem contratar um contador

Quando se trata de pedir auxílio para empreender, pesquisas recentes mostram que jovens empreendedores, donos de startups, estão mais propensos a contratar mentores ou treinadores do que os proprietários de empresas já estabelecidas no mercado. Os donos de negócios de longa data, por outro lado, são mais propensos a contratar e contar com os serviços de excelentes contabilistas, advogados e experts em finanças do que os seus homólogos mais jovens.

Considerando o número de startups que falham no primeiro ano de negócios e os desafios que os empreendedores enfrentam diariamente, é evidente que devemos ajudar as empresas a entender a importância de trabalhar com profissionais dedicados. Um especialista contábil custa dinheiro? É claro que sim! Todo excelente profissional custa dinheiro! E esta é uma das maiores razões que impedem os empresários de procurar os serviços de um contador profissional. Porém, os proprietários de startups e pequenas empresas devem considerar o valor pago a um contador como um investimento em seus serviços e não uma despesa.

O escopo de trabalho de um contador não termina com a abertura da empresa, as apurações dos impostos e emissões de guias para pagamentos de tributos ao final do mês. Um contador pode e deve ser um parceiro de negócios durante todo o ano, pois é um profissional que pode emprestar sua experiência e perspectivas empreendedoras em seu mercado de atuação para ajudar o seu negócio a crescer e a navegar através de uma economia incerta, principalmente num momento de crise financeira como o que vivemos em nossa nação.

Por isso preparamos este texto, elencando 9 razões pelas quais todos os empresários devem e precisam contratar um contador.

Boa leitura!

  1. Concentre-se no “porque” você começou seu negócio

Empreendedores são apaixonados. Isto é indiscutível! E mais de metade dos pequenos empresários brasileiros já partem de uma ideia de negócio para a abertura de uma empresa em apenas alguns meses. Isso é um fato!

Sendo assim, com um mercado tão dinâmico e extremamente concorrido, donos de empresas não podem se dar ao luxo de ficarem atolados com tarefas que não ajudam o seu empreendimento à crescer. O Contador pode assumir a responsabilidade de muitos aspectos diferentes do seu negócio.

  1. Encontrar o equilíbrio entre vida profissional e familiar

Independentemente de estarem iniciando ou serem negócios já estabelecidos, os proprietários de empresas vivem um grande dilema, isto é, eles precisam se dedicar ao negócio quase que integralmente para obter o sucesso almejado.  Porém, existe uma grande luta em busca do equilíbrio entre o trabalho e ter uma vida pessoal familiar de qualidade. Na verdade, manter este equilíbrio é o maior desafio para os empreendedores.

Sendo assim, um contador pode assumir as tarefas mais burocráticas do seu negócio, lhe trazendo confiança e segurança de que estes aspectos são necessários e estão em muito boas mãos, e liberá-lo para vender, conquistar o mercado e fazer com que sua empresa cresça cada dia mais. Isto lhe dará também mais tempo com a família e você terá disponibilidade em levar o seu filho para jogar “aquele” futebol à noite e depois aquele jantar romântico com a esposa. Já pensou?

  1. Manter excelente reputação empresarial

Um bom contador irá representar a sua empresa da melhor maneira possível. Manterá a sua contabilidade em dia, evitará os riscos fiscais e lhe manterá seguro em relação às finanças do negócio. Isto é particularmente importante para pequenas empresas, que se esforçam e muito para construir relacionamentos fortes com os principais interessados em seu sucesso, como potenciais investidores e instituições financeiras.

  1. É vital para o sucesso empresarial

Conforme relatado por institutos de pesquisas, os empresários mais bem sucedidos declaram que o trabalho de um contador é indispensável para a empresa, e todos concordam que trabalhar com um contador parceiro é um elemento crucial para o sucesso empresarial.

  1. Uma nova perspectiva aos negócios

Muitas vezes os empreendedores estão tão envolvidos com as operações do dia-a-dia do seu negócio que podem não ser capazes de ver todo o cenário que se apresenta à sua volta. Alguém que é “de fora” do negócio pode fornecer uma perspectiva diferente que eventualmente possa passar despercebida pelo empresário.

Reuniões frequentes com um contador podem ser como dar um passo à trás, sair da “caixinha” e observar um quadro muito maior, gerando novas perspectivas para o crescimento do negócio. Na maioria das vezes, isso é tudo que o empreendedor precisa para ter a sua próxima grande ideia.

  1. Contadores têm alcance e experiência

Você é um empreendedor experiente, logo, sabe que jamais deve subestimar o quão valioso é receber orientações de alguém que tem perspicácia,  conhecimento e vivência em centenas de empresas de vários nichos. Contadores não servem só para cuidar de informações financeiras de muitas empresas em uma variedade de segmentos, mas eles também têm visibilidade e conhecimento das melhores práticas de gestão que estão dando certo em outras empresas, bem como os erros que outros empreendedores cometeram e que levaram o negócio ao fracasso.

Contar com um profissional que é capaz de ter essa percepção e compartilhar informações valiosíssimas sobre o que tem ou não funcionado para os outros é de inestimável valor cognitivo. Logo, por que reinventar a roda se você não precisa?

  1. As empresas precisam de um plano de negócios

Uma das principais razões de milhares de empresas falharem todos os anos é o fato de não terem um plano de negócios definido. E quando seus donos são perguntados “por que”? Simplesmente dizem: “eu apenas não soube por onde começar.”

Este é uma fase onde um contador é indispensável!  O contador é um excelente parceiro, com uma visão de negócios holística, baseada em dados e pode ajudar ao empreendedor a construir um mapa para uma estrada rumo ao sucesso. Planejamento deficiente é sinônimo de fracasso empresarial! Contar com um profissional contábil experiente a bordo de sua “embarcação corporativa”, pode ajudar as pequenas empresas a trilharem o sucesso.

  1. Compreendem a Burocracia Legal

Isso pode parecer óbvio, mas tenha em mente que as Leis em nosso país mudam à todo instante, e é difícil, se não impossível para qualquer empresário manter-se atualizado com tudo que é publicado nos diários oficiais todos os dias. Setenta e Nove por cento dos proprietários de pequenas empresas admitem que contabilidade e gestão financeira são alguns dos seus maiores desafios à gente de suas empresas. Um profissional contábil pode tirar a insegurança neste sentido e garantir  que o seu negócio esteja sempre em conformidade com o fisco.

  1. Gerar e analisar dados para o crescimento e lucratividade do negócio

Se todos os seus dados estiverem apenas armazenados em um banco de dados e você não conseguir interpretá-los, analisá-los ou usá-los para uma melhor orientação nos negócios e apoio nas tomadas das decisões mais importantes na gestão, você pode estar perdendo grandes oportunidades de crescimento empresarial.

Poder contar com um contador experiente irá ajudá-lo a mergulhar nos números e assim, você poderá usá-los para impulsionar o crescimento exponencial dos negócios e garantir uma maior lucratividade futura. Uma ótima maneira de se fazer isso fazer isso é através de sistemas de contabilidade on-line integrados, onde seu contador terá total visibilidade de seus dados financeiros em tempo real, podendo lhe aconselhar sobre as melhores decisões de investimentos ou redução de despesas.

Sendo assim…

Pode a sua inicialização corporativa sobreviver sem a ajuda de um contador experiente?

Talvez sim! Porém… aquele “insight extra”, as orientações precisas e a expertise legal e financeira que um contador oferece pode ser o grande catalisador que fará o seu negócio prosperar mais rapidamente.

Pense nisso e muito sucesso ao empreender!

Até a próxima!

Nenhum Comentário

Postar um comentário